QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

INTER TERMINA O TURNO COM MENOR NÚMERO DE PONTOS PERDIDOS E SEGUE FIRME ATRÁS DO TÍTULO


Quando o árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o fim de Atlético-PR 3 x 0 Barueri, neste domingo, encerrou-se o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009. Mas só extraoficialmente. Por causa de competições internacionais há três jogos adiados. Enquanto não ocorrem, o torneio tem um líder em pontos ganhos e outro em perdidos. A liderança real, factível, está com o Palmeiras, de Muricy Ramalho. Apesar dos três empates consecutivos por 1 a 1 na reta final, o último contra o Botafogo, sábado, o time segurou a ponta, com 37 pontos. Mas há uma ameaça, por enquanto, virtual. O Internacional ausentou-se por uma semana para disputar a Copa Suruga, no Japão, e ficou com dois jogos a menos. Mas a passadinha no Oriente revigorou a equipe. A decadência e a possibilidade de demissão de Tite foram trocadas por vitórias que deixam a equipe na terceira colocação, com 33 pontos. Se vencer os compromissos pendentes, o Colorado chega a 39 e ultrapassa os paulistas. A situação incomum de um turno (quase) terminado dificulta comparações com os anos anteriores. De 2003 a 2008, apenas o Grêmio, no ano passado, terminou a primeira metade à frente (41 pontos) e não levou a taça no fim do ano.
A edição anterior também tem outra semelhança nas primeiras posições. Depois de um início assustador, com eliminação da Libertadores, demissão de Muricy Ramalho e flerte à curta distância com a zona de rebaixamento, o São Paulo foi tachado como “acabado”. Mas o tricampeão voltou. O Tricolor ressurgiu, arrancou da 14ª posição e fecha a 19ª rodada no G-4, com 33 pontos. Neste domingo, derrotou o Sport por 2 a 1, na Ilha do Retiro e conseguiu a sexta vitória consecutiva. Dois pontos e duas posições acima está o Goiás, que ganhou do Vitória por 3 a 2, no Serra Dourada. A voz grossa e contundente de Hélio dos Anjos ecoou nos jogadores. Júlio César, Iarley, Felipe Menezes... Jogo a jogo alguém aparece para garantir pontos e manter os esmeraldinos nas cercanias do topo. E ainda há Fernandão por estrear. Perder para o Corinthians por 2 a 0, em São Paulo, seria até um resultado “normal” para o Atlético-MG. Porém, depois de liderar por oito e fincar a bandeira no G-4 por 15 rodadas, o Galo caiu para a quinta posição (32 pontos), mas com 18 jogos realizados. O título invicto do Paulista e a conquista da Copa do Brasil alçaram o Timão ao posto de favorito também à tríplice coroa. Chegou a beliscar a quarta posição na 13ª rodada. Aí saíram Cristian, André Santos, Douglas, Ronaldo se machucou e Mano Menezes se viu obrigado a reconstruir a equipe. Depois de cinco jogos sem vitória, os três pontos aliviam a pressão, que em certo momento resultou em protesto de torcedores contra a diretoria.

Jogos pendentes
11ª
27/8/2009
Botafogo x Cruzeiro
16ª
26/8/2009
Santos x Internacional
17ª
2/9/2009
Internacional x Atlético-MG

Se houve campeão que sofreu desmanche de atletas, também existe um vice que degringolou. Mas emocionalmente. Depois de perder para o Estudiantes a final da Libertadores, o Cruzeiro não se encontrou e, entre uma crítica de Kleber aos companheiros e vaias da torcida ao técnico Adílson Batista, termina no modesto 14º lugar, com um jogo a menos (confira na tabela acima). Neste domingo, empate por a 0 a 0 com o Santos. Nas dez primeiras rodadas, o Avaí somou sete pontos. Era “pule de dez” na lista de rebaixados. Não é mais. Em nove jogos, o time do fiel Silas venceu sete, empatou dois e termina o turno na sexta colocação, com 30 pontos. E olha que o treinador, acossado

pelas últimas posições, recusou pelo menos três ofertas de time da Série A para mudar de ares. O Flamengo tem o artilheiro do campeonato: Adriano, com dez gols. Mas na goleada por 4 a 1 para o Grêmio, o Imperador falhou. Perdeu gols e foi ofuscado pelo goleiro Victor. O Rubro-Negro tropeça na irregularidade e mantém uma insossa décima posição (27 pontos). Já o Tricolor Gaúcho (sétimo lugar) é até certo ponto previsível. Triunfa no Olímpico e perde fora. Vinte e quatro dos 28 pontos foram conquistados em casa. O Santos trocou de treinador, apostou na grife de Vanderlei Luxemburgo, mas estacionou na 12ª posição. Depois de um começo irresistível e 12 rodadas no G-4, o Vitória não vence há seis jogos e caiu para o 11ª lugar. Na gangorra do Brasileiro, o Atlético-PR pegou o elevador e deixou a zona de rebaixamento com quatro vitórias seguidas. Três delas sob o comando de Antônio Lopes. Outrora ameaçada pelo rebaixamento, a equipe abriu seis pontos para o Santo André, que abre o Z-4.
Em 2008, o Fluminense terminou o primeiro turno na 19ª posição, com 16 pontos. Parece que gostou. A equipe repetiu a colocação, mas piorou o desempenho. Em vez de 16, somou apenas 15 pontos. Neste domingo, perdeu para o Coritiba por 3 a 1, no Maracanã. Os paranaenses foram a 19 pontos e estão fora da zona de rebaixamento. O Botafogo tirou Estevam Soares do Barueri, empatou fora de casa com o líder Palmeiras e vê a 15ª posição (20 pontos) com otimismo, principalmente por ter uma partida a menos. Já o ex-time de Estevam chegou a ter os artilheiros do Brasileirão – primeiro Pedrão e depois Val Baiano - e revelou Fernandinho. O contrato deste último acabou, os salários atrasados atrapalharam, e o ex-integrante do G-4 ocupa a oitava posição.
Somente em quatro das 19 rodadas pelo menos um dos times pernambucanos não esteve na área de risco. Mas desde a 14ª rodada, Sport e Náutico deram as mãos no sufoco. E o Rubro-Negro, que iniciou o ano ambicionando o título da Libertadores, parece mais cômodo na área de baixo. Trocou de técnico três vezes e fecha o turno na lanterna, com 13 pontos.
Globo Esportes

Nenhum comentário: