QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A TROPA DO CAPITÃO


RECÉM CHEGADO AO CATAR, FERNANDÃO FALA DO DESAFIO DE SER LÍDER EM UM FUTEBOL AINDA POUCO PROFISSIONAL. E NEGA QUE TENHA DEIXADO O INTERNACIONAL APENAS PELO DINHEIRO.


ALÉM DO DINHEIRO, JOGAR NO CATAR TRAZ FELICIDADE?

A felicidade maior é, depois de 15 anos de carreira, poder passar mais tempo com minha família. Minha escolha foi baseada nesse ponto, não só no dinheiro.


VOCÊ SEMPRE FOI O LÍDER DO INTER. E NO AL-GHARRAFA, É POSSÍVEL EXERCER ALGUM TIPO DE LIDERANÇA?

Aqui você tem de ser um líder mesmo. Aqui eles chamam de profissional quem é de fora do país, até porque a maioria dos cataris não esteve em categorias de base. É preciso ter paciência, dar exemplo e, às vezes, até mesmo ensinar algumas coisas a eles. Os treinadores explicam posicionamento e nós, jogadores, às vezes falamos sobre domínio de bola, chute, cabeceio. Tem sido um novo desafio.


POR QUE UM JOGADOR DE SITUAÇÃO FINANCEIRA CONFORTÁVEL AINDA FICA SEDUZIDO POR UMA PROPOSTA DO CATAR? OU VOCÊ ESPERA TER VISIBILIDADE AÍ?

Não é uma questão de visibilidade. No Brasil, você joga às quartas e aos domingos, todas as semanas, além das concentrações antes das partidas. Sobra muito pouco tempo para a família, e aqui no Catar posso conciliar as duas coisas. Fiquei muito tempo no Brasil, ganhei a Libertadores, o Mundial, a Recopa, e acabei não indo para a Seleção. Não tive a tão falada visibilidade. Ao mesmo tempo, vi jogadores que estavam em mercados muito mais escondidos terem oportunidades na Seleção.


DO QUE VOCÊ SENTE MAIS FALTA EM SUA CARREIRA? SELEÇÃO OU UMA PASSAGEM MELHOR PELA EUROPA?

Seleção com certeza. Se eu tivesse tido mais sucesso na Europa, não teria voltado para o Inter. Mas sei que o Brasil tem muitos jogadores de qualidade. Compensei a falta da Seleção com minha passagem pelo Inter nos últimos anos.


O EX PRESIDENTE FERNANDO CARVALHO O CONSIDERA O MAIOR ÍDOLO DA HISTÓRIA DO INTER. VOCÊ CONCORDA?

Sempre respondi da mesma maneira: o Inter teve grandes jogadores e ídolos em sua história. Só de estar entre eles para mim já é um orgulho.


VOCÊ AINDA VOLTA AO FUTEBOL BRASILEIRO? JOGARIA EM QUALQUER CLUBE OU SÓ NO INTER?

Volto com certeza. Tenho 30 anos e meu contrato vai até junho de 2010. Lógico que a preferência seria voltar para o Inter, mas só pensarei isso no futuro.


PENSA EM SER PRESIDENTE DO INTER?

Acho difícil que isso aconteça. Tudo pode ocorrer no futuro, mas não tenho idéia fixa sobre o meu pós-carreira.


COMO UM TIME COM JOGADORES TÃO BONS COMO O DO INTER FOI TÃO MAL DEPOIS DO MUNDIAL?

Ocorreram muitas mudanças em meio ao campeonato, como no ano passado. Mas ainda acredito na vaga para a Libertadores 2009. Acompanho diariamente os noticiários do Inter, pela internet, e assisto aos jogos ao vivo.


VOCÊ VIU O ALEXANDRE PATO NASCER PARA O FUTEBOL.COMO AVALIA O MOMENTO DELE, QUE AINDA NÃO SE FIRMOU NO MILAN E NA SELEÇÃO?

Não podemos esquecer que o Pato só tem 18 anos. Colocaram um peso muito grande nele ainda jovem. Ele vai amadurecer e será um dos maiores atacantes do mundo.


RAFAEL SÓBIS SEMPRE DISSE SER UMA ESPÉCIE"FILHO DO FERNANDÃO". ELE O CONSULTOU ANTES DE DECIDIR IR PARA O AL-JAZIRA, DOS EMIRADOS ÁRABES?

Conversei com ele pela internet depois da Olimpíada. Ele queria saber como era Abu Dhabi, pois eu havia viajado para lá com o Inter. Ele é um grande garoto, sabe tomar as decisões certas e, se aceitou jogar lá, é porque achou que devia ir mesmo. E merece todo o sucesso do mundo.


SE O GRÊMIO FOR CAMPEÃO BRASILEIRO, VOCÊ VAI SE SENTIR CULPADO POR ESSA "TRAGÉDIA" COLORADA?

Eu me sentir culpado? Lógico que não. Eles estão colhendo os frutos da convicção. Quando foram eliminados no Gauchão e na Copa do Brasil, todos queriam que o Celso Roth fosse demitido. O André Krieger(vice de futebol gremista) bancou o Celso. Mas, só para lembrar, o Campeonato Brasileiro termina em dezembro...

Por Leandro Behs
Revista Placar, outubro 2008

Nenhum comentário: