QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

terça-feira, 6 de abril de 2010

NOVO MUSEU DO INTER É INAUGURADO HOJE À NOITE

O Internacional inaugurou na noite desta terça-feira, nos 41 anos do Estádio Beira-Rio, o Museu do Inter. Com investimento de R$ 4 milhões, o espaço de 1 mil m² mescla interatividade com objetos de pessoas que fizeram a história do clube.
O passeio começa no saguão, onde o torcedor passa por uma das duas catracas. Para ir até o segundo andar, sobe uma escadaria; quem preferir pode ir de elevador. A exposição não é linear e a pessoa escolhe o percurso que quer fazer. "É um paralelo com o jogo (de futebol), com várias possibilidades de jogadas", afirmou o curador do museu, Nico Rocha.
Uma estrutura com várias telas de vídeo, logo no início do passeio para quem sobe pela escada, é como se fosse uma tocha acesa, e mostra, por meio das imagens, a evolução da história do clube. Há também quatro esculturas dos jogadores Manga, Figueroa, Carlitos e Tesourinha.
A história de ex-jogadores, ex-dirigentes e torcedores ilustres também pode ser vista em um dos 11 totens. Um dos primeiros homenageados é Vicente Rao, que, além de ser ex-dirigente, foi o idealizador das torcidas organizadas.
Os estudiosos ou simplesmente fanáticos por futebol também poderão pesquisar sobre a história do Internacional. Além disso, o torcedor poderá escolher o nome de um ex-jogador e verificar quando ele jogou no clube e quantos gols fez com a camisa colorada. No meio do passeio, também é possível ouvir antigas narrativas sonoras de pessoas comuns.
Após ver a exposição, o torcedor ainda será colocado "dentro do jogo". Em uma projeção no piso, ele se sentirá no campo olhando para as arquibancadas. "A intenção é resgatar a história a partir de um ponto de devoção. Queremos que o torcedor se sinta parte dessa história", disse Rocha.
Para isso, os idealizadores do ambiente prepararam o "museu do torcedor", um espaço destinado à exposição de acervos particulares que serão reunidos através de empréstimos e doações feitas pelos torcedores e sócios.

Quem tiver interesse em colaborar com o acervo colorado deve entrar em contato pelo telefone (51) 3230 4669 ou enviar e-mail para museu@internacional.com.br.

Os itens oferecidos serão avaliados antes de serem expostos.
O público poderá conhecer o local a partir da próxima sexta-feira, 9 de abril.

O museu abrirá das 10h às 18h.

Os sócios colorados terão entrada gratuita e os não-sócios pagarão ingresso. O valor deverá ser divulgado pelo Inter até quinta-feira.

Fabiana Leal

Nenhum comentário: