QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

TERRA DO VINHO AGORA É SEDE DO FUTEBOL GAÚCHO

Vinho coisa nenhuma. Em janeiro, Bento Gonçalves é lugar de futebol. A cidade da Serra Gaúcha, famosa pelos parreirais, pela qualidade das vinícolas, pela culinária tentadora, abre os braços para acolher os eternos rivais de Porto Alegre no começo do ano. Grêmio e Inter, que tanto gostam de exclamar sua rivalidade, não conseguem viver um longe do outro. Vizinhos em Porto Alegre, eles passarão, mais uma vez, duas semanas lado a lado na cidade do interior gaúcho.
E serão tratados da melhor maneira possível. Se Bento sempre foi acolhedora, agora tem um motivo a mais para tratar os visitantes com todo o carinho: a Copa do Mundo de 2014. Porto Alegre foi eleita uma das sedes, mas pode não ter capacidade (especialmente em rede hoteleira) para abrigar a preparação de todas as seleções que passarem pelo Rio Grande do Sul. A cidade da Serra Gaúcha, cerca de 100 quilômetros distante da capital, surge como opção. O prefeito do município, Roberto Lunelli, garante que já está trabalhando nos bastidores para garantir presença no Mundial.

- Se podemos receber Grêmio e Inter com a qualidade que recebemos, podemos receber qualquer seleção do mundo. Temos hotéis e campos de treinamentos para isso. Nosso clima é mais adequado para a preparação das seleções europeias. Não sei se vai ser possível, mas nós gostaríamos muito de receber a Itália aqui. Eles estariam em casa – disse o prefeito, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. A preferência pela Itália é decorrência da imigração na região. A Serra Gaúcha é tomada por pessoas cujos avós ou bisavós vieram do país europeu. A língua italiana, mesmo que em dialeto, é falada com frequência em cidades como Bento Gonçalves e Garibaldi. Mas enquanto o objetivo de receber a Azzurra não se concretiza, o jeito é paparicar Grêmio e Inter.
A pré-temporada dos clubes é cara. O gasto supera R$ 100 mil para cada equipe. E o objetivo é fazer com que as diretorias do Colorado e do Tricolor não precisem tirar um centavo do bolso. Os custos de hospedagem, a maior fatia dos gastos, são bancados por eventos sociais que mobilizam a torcida, especialmente jantares, alguns deles com a presença dos atletas. Até vinícolas patrocinam a presença da Dupla Gre-Nal. Como contrapartida, recebem a visita dos elencos e têm sua marca ligada aos clubes. Em caso de déficit nas contas, a Prefeitura assume a conta. Desde o ano passado, a pré-temporada faz parte do calendário oficial da cidade. A presença dos rivais de Porto Alegre em 2010 foi uma vitória suada de Bento Gonçalves. As cidades de Gramado e Canela se uniram para seduzir Grêmio e Inter. No caso do Tricolor, quase conseguiram. Pesou a melhor qualidade dos campos de treinamentos da cidade do vinho. Clubes locais mantêm bons gramados. E a rede hoteleira também é qualificada. Os dois clubes ficam em hoteis separados, mas pertencentes ao mesmo grupo. Caminhando, são dez minutos de distância entre um e outro.
Cada delegação ocupa dois andares de seu respectivo hotel e conta com serviços personalizados: academia para exercícios físicos, sala para refeições sem a presença dos demais hóspedes e segurança atenta a eventuais intrusos. Em 2010, torcedores puderam comprar pacotes e se hospedar nas dependências dos hotéis. Foi uma forma de lucrar com a presença dos jogadores famosos. E em um período que costuma ser de vacas magras na cidade...
- Janeiro, em Bento Gonçalves, é baixa temporada. O período mais movimentado é o inverno. Com os clubes aqui, esse espaço é preenchido – comentou Gilberto Durante, gerente dos hotéis Dall’Onder. Bento Gonçalves, com população superior a 100 mil pessoas, respira futebol com a presença dos clubes da capital. A chegada de Grêmio e Inter é sempre marcada por festa. Os treinamentos recebem ótimo público. E os atletas saem da rotina de Porto Alegre, inclusive se vendo livre do forte calor que atinge a capital gaúcha no verão. O Inter chegou em Bento Gonçalves na terça-feira e tem previsão de retorno a Porto Alegre para 19 de janeiro. O Grêmio estará na cidade a partir desta quarta e retorna, inicialmente, em 16 de janeiro.

Nenhum comentário: