QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

GRE-NAL: UM CLÁSSICO COM UM SÉCULO DE IDADE

Qual o clássico de maior rivalidade do futebol brasileiro? A pergunta não tem uma resposta unânime. Muitos poderiam responder Vasco x Flamengo, Palmeiras x Corinthians ou Cruzeiro x Atlético-MG. Mas um jogo que certamente seria muito votado é um duelo que completou cem anos de história em 18 de julho deste ano. E que será revivido neste domingo no Beira-Rio, mais uma vez mobilizando as duas maiores torcidas de um dos principais estados brasileiros: Grêmio e Internacional. No duelo inaugural, em 18 de julho de 1909, no estádio da Baixada, pertencente ao Tricolor, o Inter, fundado apenas três meses e meio antes, acabou não conseguindo fazer frente à maior experiência do rival, criado em 1903. E o primeiro capítulo do duelo terminou em goleada: Grêmio 10 a 0. A honra de marcar o primeiro gol do Gre-Nal coube ao alemão Edgar Booth. Nos cinco jogos seguintes, cinco vitórias gremistas (incluindo três goleadas - 5 a 0, 10 a 1 e 6 a 0). Mas no duelo de 1915 (31 de outubro) o Colorado quebrou a sequência do adversário, também com um placar folgado: 4 a 1.
Se o Grêmio iniciou melhor o confronto, o Inter tem vantagem no histórico depois de cem anos. Em 377 clássicos disputados, o Colorado venceu 141 vezes. Uma vantagem de 22 triunfos em relação ao Tricolor (119). Ocorreram ainda 117 empates.
Nos números, há um polêmica em relação ao Gre-Nal de número 11, de 4 de agosto de 1918. A partida foi paralisada devido a uma confusão em campo quando o Grêmio vencia por 1 a 0. A vitória é atribuída pela maioria dos pesquisadores ao Tricolor, mas alguns alegam que o Grêmio se recusou a concluir o jogo.
Do lado do Inter, um dos triunfos memoráveis é a goleada por 6 a 2 sobre o rival em 26 de setembro de 1954. O jogo não era uma decisão, mas foi o primeiro entre as duas equipes no recém-inaugurado estádio Olímpico. Coube ao Colorado também vencer o jogo que ficou batizado como o "Gre-Nal do século". Em 12 de fevereiro de 1989, os dois clubes se encontraram em uma das semifinais do
Campeonato Brasileiro de 88. A vitória valia, além da classificação para a decisão, uma vaga na Taça Libertadores. No jogo de ida, no Olímpico, empate sem gols. No Beira-Rio, o Grêmio largou na frente com Marcus Vinícius. No segundo tempo, mesmo com um homem a menos (Casimiro foi expulso ainda na primeira etapa), o Inter conseguiu a virada, com dois gols do atacante Nilson. Um dos clássicos mais marcantes para a torcida do Grêmio ocorreu em 25 de setembro de 1977. O Inter era octacampeão gaúcho. Depois de tanto tempo de domínio do adversário, os gremistas conseguiram soltar o grito de campeão da garganta graças a um gol do atacante André Catimba no Olímpico. Na comemoração, André tentou dar uma cambalhota no ar. Mas calculou mal o salto e acabou caindo de peito no chão. Resultado: se machucou e teve que ser substituído. Mas a alegria pelo título foi maior (vídeo ao lado).Outra conquista inesquecível para o Grêmio ocorreu 44 anos antes. Em 1935, o torneio de Porto Alegre (que depois passou a considerado como Campeonato Estadual) foi especial, por ser disputado no ano do centenário da Revolução Farroupilha, organizada pelos gaúchos contra o governo central e que criou a República Rio-Grandense, que durou dez anos (1835-45). No Gre-Nal decisivo da competição, o goleiro gremista Lara, apesar de proibido de atuar pelos médicos, entrou em campo e foi peça importante para a vitória da equipe por 2 a 0. No intervalo, com fortes dores no peito, foi substituído e internado. Morreu dois meses depois, se tornando um verdadeira lenda no clube. É citado até no hino gremista.
E o Tricolor também comemorou o triunfo no "Gre-Nal do centenário", disputado em 19 de julho deste ano, um dia depois do aniversário de cem anos do clássico. No duelo no Olímpico pelo turno do Campeonato Brasileiro, o Inter saiu na frente, com um gol de Nilmar. Mas Souza e Maxi López viraram o placar para o Grêmio.
Globo esportes

Nenhum comentário: