QUANDO TEVE A IDEIA DE INVENTAR A COR DA PAIXÃO, DEUS INVENTOU O VERMELHO E, COM ESSA COR, PINTOU NOSSOS CORAÇÕES... (da amiga e colorada Rosane)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A MAIOR TRAGÉDIA DO FUTEBOL INGLÊS

Hoje está fazendo vinte anos da maior tragédia do futebol inglês. Foi em 15 de abril de 1989, num jogo entre Liverpool e Nottingham Forest pela fase semifinal da Copa da Inglaterra no estádio Hillsborough do Sheffield Wednesday. A superlotação levou à morte 96 torcedores do Liverpool. A tragédia acabou sendo um marco para a modernização do futebol inglês. O Lorde Taylor de Gosforth foi o homem encarregado do inquérito sobre os motivos para a tragédia. E foi a partir do que ficou conhecido como “Relatório Taylor” que as coisas mudaram no futebol inglês. A principal causa foi a inadequação das instalações do estádio.
No relatório é sugerido mudanças radicais nos estádios de futebol. As principais determinavam que os estádios não poderiam ter grades ou alambrados para separar o público do campo. E mais, todo torcedor com ingresso deveria ter uma cadeira para sentar. Ninguém mais poderia assistir aos jogos em pé. O governo inglês foi decisivo neste processo, pois apoiou financeiramente os clubes para que modernizassem seus estádios. Sem dúvida foi o grande fator da enorme ascensão do futebol inglês. Blog do Nando Gross- Clic RBS

Nenhum comentário: